segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Chico Anísio


Contos do cotidiano

Tive a oportunidade de encontrar em um sebo em Belo Horizonte uma preciosidade do autor e comediante Chico Anísio, o livro"A curva do Calombo". Um livro de contos do cotidiano sem traços de humor,  nele a vida não é motivo de sátira. Sensibilizei-me com alguns contos: Papai vai viajar, Mulata da Mangueira, Bandeira dois e Pega ladrão.

O prefácio é de Jorge Amado " Para saber quem é e o que vale Chico Anísio, sua completa significação, já agora é necessário somar as duas faces da criação do fabuloso cearense, a artística e a literária."
Ele continua enumerando as qualidades de Chico: escritor de indiscutível vocação; contista da melhor estirpe,excelente; dotado de extrema sensibilidade; com uma prosa límpida; mestre do conto e da emoção.
Nas orelhas do livro há várias recomendações dos livros de Chico Anísio: "O batizado da vaca", "É mentira Terta?" e " O enterro do anão" quero ler mais contos dele pois, gostei como ele retrata a realidade e também as faces do ser humano emmeio as adversidades.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Agatha Christie

Mais um da rainha do crime


Resultado de imagem para livro um gato entre pombos
Terminei de ler o livro "Um gato entre os pombos", de Agatha Christie e surpreendi-me mais uma vez com a sua perspicácia e com o final que confesso foi impactante.  Os assassinatos acontecem em Meadowbank School, uma aclamada escola inglesa para meninas ricas,que recebe inclusive uma princesa do Oriente Médio, Shaista.

O roubo de valiosas pedras preciosas, um conflito politico em um país árabe, e assassinatos são os itens necessários para a chegada de Hercule Poirot.
O detetive belga percebe que no pavilhão de esportes do renomado colégio praticam-se além de esportes, é claro, também assassinatos. Como ligar fatos aparentemente tão desconexos e percorrer o longo caminho de sangue e espionagem que tem inicio longe, em Ramat,e vai até a Europa?
"Agatha Christie está em sua melhor forma em Um gato entre os pombos."
The New York Times
Foi feito uma adaptação pra televisão desse clássico policial.


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

James Patterson

Primeiro Amor



O livro conta a historia de amor de dois jovens que saem de sua cidade Klamath Falls nas férias de verão para conhecerem os principais pontos dos Estados Unidos: Las Vegas, Los Angeles, Detroit, O parque nacional das sequoias, São Francisco, Coney Island...
Alexandra, ou Axi, e Robinson de aventureiros acabam se transformando em fugitivos, de amigos tornam-se namorados.
Eles se conheceram na ala oncológica de um hospital onde faziam tratamento contra o câncer.

Não achei muita graça no enredo, muito piegas pro meu gosto. E como li "A culpa é das estrelas", de John Green que retrata jovens apaixonados pude usá-lo como parâmetro para as demais obras que tratam desse assunto. Quem se apaixonou por Gus e Hazel terão uma certa dificuldade em achar cumplicidade entre Axi e Robinson.
E a facilidade com que roubam carros, moto para suas aventuras é um pouco surreal e nada romântico.
Não consegui me emocionar e muito menos torcer pelo amor dos dois.
Caso alguém pense diferente deixe um comentário para que eu  consiga ver os pontos positivos do livro.