segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Malba Tahan

Contos árabes

O livro de contos permite você lê-lo, parar e depois retomar a leitura. Escolher qual conto irá ler primeiro...mas, no caso desse livro foi difícil lê-lo junto com outra obra literária.
O livro de Aladim foi lançado em 1943 e reeditado pela Editora Record junto com outros títulos do grande autor Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Julio Cesar de Mello e Souza que inclusive criou uma biografia fictícia para o autor árabe. Um de seus 55 livros mais publicado é "O homem que calculava".
Composto por 29 contos há sempre uma observação explicando alguma curiosidade do texto sob a ótica árabe e do alcorão.
Eis os contos que mais gostei: 

  • "O intérprete das corujas", uma antiga lenda síria sobre um rei perdulario.
  • "A sombra do cavalo", sobre um homem assombrado por uma maldição.
  • "O mágico dos Zalabiats", também uma lenda síria sobre um mágico que com sorte consegue fazer maravilhas.
  • "Xeque- mate no diabo", uma lenda árabe sobre um jogador de xadrez que derrotou o diabo.
  • " O tesouro de Bresa",  um livro que ajuda um pobre alfaiate a ficar rico.










quarta-feira, 18 de novembro de 2015

5ª Bienal do Livro de Minas


visite o site
Data: de 15.04.2016 até 24.04.2016
Atrações: Café Literário, principal centro de debates literários; Atividades Infantis, que tem por objetivo estimular o contato das crianças com a literatura por meio de canções e contação de histórias; Visitação Escolar, programa de sucesso que incentiva a visitação de alunos da rede pública de ensino; e a Goleada Literária, sessão especial que discute obras sobre futebol, Território Jovem, um espaço exclusivo para a literatura infanto-juvenil, focado no público de 12 a 18 anos. 
Telefone: 31 3223-4500 / 3223-2634
Email: bienaldolivrominas@fagga.com.br
Promoção: Câmara Mineira do Livro , Fagga Promoção de Eventos / GL
Realização: Câmara Mineira do Livro , Fagga Promoção de Eventos / GL

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Nicholas Sparks

Diário de uma Paixão


O ser humano foi feito para amar!
"(...) mas amei uma pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou."p12
Muitas pessoas tem vários amores, algumas  tem apenas um grande amor!
"Entretanto tinha se apaixonado uma vez, uma única vez, muito tempo atrás; isso o mudara para sempre. O amor perfeito faz isso com as pessoas, e aquele tinha sido perfeito." p19
Esse livro foi um dos grandes sucessos de Sparks e o que deu destaque em seus romances e em suas adaptações para o cinema.
A história de amor de Noah e Allie tem vários percalços mas vence no final. Esse amor de verão entre os dois quando eram jovens foi fortalecido a cada ano e nada impediu do sentimento durar por 15 longos anos e florescer após anos de distanciamento.
"Ele simplesmente tinha se apaixonado outra vez. Agora ele sabia, sentados ali junto ao outro. Apaixonara-se por uma nova Allie, não apenas pela lembrança dela." p69
Noah com sua sensibilidade adquirida através da poesia permeia o livro e o diário com frases belas, impactantes que fazem com que Allie fique sempre apaixonada por ele.
" Eu não planejei me apaixonar por você, e duvido que você também tenha planejado se apaixonar por mim. Mas, assim que nos conhecemos, estava claro que nenhum de nós conseguia controlar o que estava acontecendo com a gente. Ficamos apaixonados, apesar das diferenças entre nós; quando isso aconteceu, alguma coisa rara e maravilhosa foi criada. Para mim, um amor como aquele só acontece uma vez, e é por isso que cada minuto que passamos juntos ficou gravado na minha memoria. Nunca me esquecerei de um momento sequer." p 95
É um enredo bem construído e com um final que emociona. O filme homônimo é lindo!!








sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Kate Alcott

Romance e morte no rastro do Titanic

Uma jovem, Tess Collins e uma estilista célebre, lady Duff Gordon sobrevivem ao maior naufrágio da historia, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragedia.











Quando lemos o título do livro esperamos encontrar em suas páginas romance e sobretudo detalhes da moda da época pois, a Europa fervilhava com as mudanças econômicas e com as novidades criadas pela fantástica Coco Chanel.
O enredo não é a costureira e, sim, o julgamento dos responsáveis pela tragédia em solo norte-americano, o naufrágio do transatlântico Titanic.
Pinky Wade, é uma repórter do jornal Times que consegue tirar do sério algumas pessoas para ter boas manchetes e é um elo entre a costureira Tess e Jim, tripulante do Titanic que sobreviveu.
Grande parte dos depoimentos contidos no livro foram retirados das transcrições dos inquéritos realizados pelo Senado norte-americano. A estrutura básica é real: lady Duff Gordon e seu esposo Cosmo foram vilificados pela imprensa dos dois lados do Atlântico, foram atacados pesadamente quando deporiam na Inglaterra,  e suas reputações ficaram pra sempre manchadas.


Sir Cosmo Duff Gordon dá o seu testemunho perante Comissão de Inquérito relativa ao naufrágio do Titanic em 1912.