segunda-feira, 12 de janeiro de 2015



                    Campo Geral



Em seu livro "Corpo de baile", Guimarães Rosa nos presenteia com a novela "Campo Geral" e com o pequeno Miguilim, que é narrada na terceira pessoa mas que às vezes confunde-se com o próprio protagonista, o infante Miguel.


Inspirado na novela "Campo Geral" , foi lançado em 2007, o filme "Mutum" de Sandra Kogut que mostra  o jeito roseano de falar sobre o sertão, neste caso o sertão mineiro.
Conhecemos a tia-avó, o tio, os irmãos, os pais e outros sertanejos que fazem parte da vida de Miguilim e transcorre assim, sua trajetória, principalmente sua amizade com Dito, seu irmão mais novo e, depois o falecimento dele por tétano.





As brincadeiras e os brinquedos criados por Miguilim e seus irmãos dão um toque pueril à narração, fazendo o leitor relembrar sua infância bem como de seus antepassados, uma espiga de milho que vira boi, mandioquinha que vira boneca e tudo mais.
Há também os animais de estimação, o papagaio Papaco-o-paco,o gato Quóquo, os cachorros que tem nomes engraçados,Gigão, Seu-nome, Zerró, Julim, Rio-Belo entre outros  e claro que sempre tem um que é o predileto, no caso Pingo-de-ouro, a Cuca de Miguilim. A cadela tinha sido dada pra um vaqueiro e Miguilim tinha esperança que ela voltasse para Mutum e cantava de tristeza pela perda da amiga.
"_ Quem sabe é pecado a gente ter saudade de cachorro?...O Dito queria que ele não chorasse mais por Pingo-de- Ouro, porque sempre que ele chorava o Dito também pegava vontade de chorar junto."

Ao final de sua transição da infância para a puberdade, ao ir para a escola com Doutor José Lourenço ele antes de partir pede  o óculos dele emprestado para levar consigo uma imagem nítida de Mutum e da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário