quinta-feira, 18 de junho de 2015

Stanislaw Ponte Preta


Crônicas

Sempre gosto de ter um livro de contos ou crônicas pra ler nas horas de lazer ou quando leio livros técnicos que cansam a mente.
Comprei em uma feira de livros aqui em minha cidade um livro super divertido do já conhecido por mim, o cronista Sérgio Porto que fez grande sucesso com seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta. O livro em questão é :  Rosamundo e os outros, de 1963.
São cerca de sessenta crônicas de humor sobre o primo Rosamundo ( o distraído) e outras pessoas engraçadas oriundas da mente fértil de um dos maiores cronistas brasileiros.
A crônica "O anjo", p. 25 do livro editado pela Agir em 2008 ( o livro acima) é a minha favorita sobre o simplório e distraído Rosamundo que aproveita a saída da esposa pra sair com os amigos em "um pagode de grande rebolado".
Li a inusitada historia  de "O guarda que falava português", p. 55. Sobre um guarda alemão em Hamburgo que encontra brasileiros e mostra o que sabe do nosso idioma.
Uma conversa sobre viagens rende boas risadas e fez-me perceber que uma vez encontrei um chato semelhante, "Conversa de viajantes",p.73.
Tia Zulmira ensina sobre o melhor método de controle de natalidade em "Vacina controladora", p.99.
A crônica "Vovocídio",p.217, me chocou um pouco pela banalidade do assassinato de uma avó que parece tão atual.
Estou em busca de mais crônicas de Stanislaw Ponte Preta e seus notórios personagens quem quiser deixar dicas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário