sexta-feira, 5 de agosto de 2016


Doação de livros

Já pensou em fazer uma faxina em seus livros e doar pra alguma entidade ou escola?
Li um post no blog Bibliotecas do Brasil que achei bem útil. Trabalhei em uma biblioteca escolar e recebíamos doações de livros e revistas que algumas vezes não atendiam à nossa demanda e ficavam amontoados até acharem um destino. 

Como selecionar livros para doar: 

 1. Verifique se não está faltando alguma página - Se estiver, esse livro não serve para ser doado. A não ser que seja um livro infantil que valorize figuras e imagens, pode ser reutilizado em atividades recreativas, através de recortes, colagem e montagem de cartazes. Mas para leitura ele não serve. É bom confirmar previamente com a biblioteca se esse material será útil e se eles fazem atividades relacionadas à recorte e colagem; se não for o caso encaminhe para a reciclagem.

 2. Verifique as condições das páginas - se estão sujas, rasgadas, roídas, riscadas, contaminadas, danificadas por algum líquido, manchadas, emboloradas, com forte cheiro de qualquer substância, o livro não serve para ser repassado a um novo leitor;

 3. Livros muito antigos - É sempre bom confirmar com os coordenadores das bibliotecas comunitárias ou públicas se para eles há utilidade nesse material, pois os conhecimentos sempre se atualizam, principalmente em relação à enciclopédias, livros científicos, geográficos, livros de viagem e assim por diante. O blog Bibliotecas do Brasil tem uma pequena lista de locais que aceitam livros didáticos e enciclopédias antigas. 


 4. Enciclopédias Barsas, Larousses, etc - Geralmente essas enciclopédias são doadas em coleções com vários volumes. É importante entrar em contato através de telefone, email ou pelas redes sociais com os coordenadores das bibliotecas comunitárias ou setores de doação das demais bibliotecas, para ver a possibilidade de recebimento dessas coleções, pois algumas bibliotecas não têm espaço para abrigá-las, ou não possuem uma sala específica para o material de referência. Acontece também de não ter uma pessoa que possa estar diariamente em contato com os leitores, para ensiná-los como utilizar essas enciclopédias. O conteúdo precisa estar atualizado. É bom sempre perguntar antes de doar esse material, para que ele não fique encaixotado, sem utilização. Para mais informações sobre esse material leia o nosso post sobrereciclagem.

5. Livros didáticos e livros de cursos de idiomas - O recebimento desse material depende da biblioteca, algumas acham importante ter livros didáticos, e outras dão preferência a variados gêneros de livros. Como no caso das enciclopédias, é sempre bom verificar com a biblioteca se esse material é bem vindo antes de doar. Existem livros didáticos que só fazem sentido na sala de aula com acompanhamento de professores;

6. Livros danificados - O próprio doador pode enviar para a reciclagem ou encaminhar para um local especializado em restauro de livros. Não há a necessidade de enviar os livros danificados como doação para uma biblioteca comunitária ou demais bibliotecas, porque eles não servem mais, a não ser para a reciclagem ou reutilização após restauro. Confirme com a biblioteca antes de doar se ela tem um setor especializado em restauro e se o livro que você quer doar é interessante para o acervo dela. Leia o artigo 'parceria entre bibliotecas e cooperativas de reciclagem'.





http://www.bibliotecasdobrasil.com/2015/04/6-passos-para-uma-doacao-consciente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário