quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Daisy Goodwin


Última duquesa

O livro ressalta a diferença entre o Novo Mundo -Estados Unidos e o Velho Mundo- Inglaterra no final do século 19 e as ambições e decadências dos dois mundos, as frivolidades da aristocracia inglesa e os excessos dos novos ricos.
A protagonista Cora Cash é uma riquíssima herdeira norte-americana, que vive no luxo em Newport que casa-se com um aristocrata inglês, o  9º duque de Wareham para alegria de sua mãe que queria um título da nobreza para sua família para garantir mais status e respeitabilidade no Novo Mundo.
" A sra Cash há muito buscava ser a anfitriã mais importante de seu tempo, e ter uma filha duquesa só traria esse dia para mais perto..."p118

Diferente de outros romances históricos esse não romantiza o encontro dos dois e, é um pouco seco, principalmente porque não é descrito os pensamentos e sentimentos de Ivo, o duque em relação a sua esposa e as demais situações que envolvem os outros personagens.
E achei desnecessário o aparecimento de alguns personagens terciários que eram descritos às vezes com detalhes e apareciam apenas em determinado momento como o caso do homem do beija-flor; do sr. Canadine que aparece apenas na caçada; na chapeleira Florence Dursheimer e outros que aparecem apenas pra encher páginas.
A única coisa que valeu à pena foi ler sobre a criada de Cora, a negra Bertha que demonstra seus temores quanto à situação de viver em Londres e do preconceito que sofria em Newport, além das diferenças das acomodações da mansão e da casa inglesa. E, que sempre defendia a duquesa e diferentemente de outros criados que faziam mexericos sobre os patrões ela sempre foi discreta para proteger a sempre "Senhorita Cora" sobrepondo a sua fidelidade a ela acima do amor por Jim.
"Jim deixou a mão cair.
_Ela tem uma família, Bertha. Você é só a empregada.
_ Mas ela precisa de mim. Eu sei que precisa." p364

Enfim, não é um livro que prende a atenção, porém na falta do quer ler vai ele mesmo!!

GOODWIN, Daisy. Minha última duquesa.São Paulo, SP: Editora Fundamento Educacional,2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário