quarta-feira, 15 de março de 2017

Anthony Doerr

 Além do mundo que vemos

" Uma linda história, permeada de reflexões sobre o sentido da vida." Los Angeles Times

Nesse belo livro de Doerr somos presenteados com dois personagens que mesmo em meio às adversidades prosseguem com seus sonhos.
 Marie-Laurie é uma jovem francesa que fica cega aos seis anos de idade e que aos doze anos foge de Paris com o pai quando os nazistas ocupam a capital francesa  . Eles se refugiam na cidade de Saint-Malo, onde o seu tio-avô vive em uma enorme casa à beira-mar com uma cozinheira que faz maravilhas: "(...) toda a atenção de Marie-Laurie está voltada para os aromas que brotam ao redor dela: ovo, espinafre, queijo derretido.
Chega uma omelete.
Os ovos tem um sabor de nuvens."p125
Resultado de imagem para livro toda luz que não podemos ver
Werner é um jovem órfão que vive com a irmã mais nova em um orfanato perto das minas de carvão nas cercanias de Essen, na Alemanha. Certo dia encontra um rádio velho em uma pilha de lixo e fascinado consegue consertá-lo e com a prática acaba se tornando especialista em montar e consertar esse aparelho que era tão crucial na época, esse talento rendeu-lhe uma vaga em uma escola nazista.
"Toda vez que ele fecha os olhos, sobrevém da imaginação algum cenário da escola em Schulpfora: bandeiras vermelhas, cavalos musculosos, laboratórios cintilantes. Os melhores garotos da Alemanha." p134
 Em uma história de amor e bondade, as vidas de Werner e Marie-Laure vão se encontrar em tortuosas circunstâncias, enquanto ambos tentam sobreviver às atrocidades da Segunda Guerra Mundial. Um suspense arrebatador, contado de forma fascinante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário