"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."
Monteiro Lobato
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Livros de nossa infância
" Ah! tu,livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encantou, e, sem ,figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda... tu sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será, na verdade, imortal." Cecília Meireles
Qual o livro que marcou a sua infância? Aquele que leu várias e várias vezes... A minha infância foi marcada por muitos livros maravilhosos e não querendo esquecer nenhum quero falar hoje de um em especial, depois haverá tempo para falar dos outros. É sobre uma lesminha bem fofa que adora festas, mais sempre chega atrasada às comemorações. As ilustrações sugestivas levavam-me ao mundo de Lúcia, sofrer com seus percalços e lógico com a amizade dela com os outros insetos, que dá um final surpreendente a história.
"(...) começou a lembrar as muitas festas que havia perdido por chegar atrasada. Ao aniversário da Maroquinha Cocinela, que era sua vizinha, chegou um dia depois da festa. Ao casamento do grilo João das Pintas com Sarapintada, chegou tão tarde que foi encontrar o casal já com um filhinho."
Lúcia Já-Vou-Indo, Maria Heloísa Penteado-21ª edição,São Paulo:Ática,1994 Como não podia de ser, li este livro inúmeras vezes na Bibiloteca Pública de Betim,inclusive hoje...
Eu sou uma daquelas pessoas enjoadas,chatas, cheias de frescuras que não gosta em hipótese alguma que dobre os cantos das páginas dos livros para marcar onde parou a leitura. Tenho até urticária, e como trabalho em um lugar maravilhoso rodeada de livros, este defeito veio junto.
Então, encontrei uma maneira de despistar essa mania, fazendo marcadores criativos de livros. Já fiz com recortes de revistas velhas,com tecido e fita, origami simples, carinhas de e.v.a e estou sempre em busca de novidades fáceis pra fazê-los e dispensá-los aos leitores na hora do empréstimo dos livros.
Caso tenha alguma idéia compartilhe comigo.
Vejam como é fácil e simples e mantém nossos livros sempre bonitos usando este marcador de livro.
' , ' , , , ' , ' , , , ' , ' , ' , ' ' , , , , , , ' , , , ' ' , , , , ' , ' , Oba, lá vem chuva... que combina com uma cama quentinha e ótimos livros. Que tal ler ou reler esses:
David Copperfield, de Charles Dikens
Tom Sawyer, de Mark Twain
As crônicas de Nárnia, de C.S.Lewis
Boa leitura.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Caçadores das Sombras
A trilogia "Instrumentos Mortais" de Cassandra Clare prende a atenção de todo leitor quer goste ou não dos personagens fantasiosos.Afinal, vampiros, bruxos, fadas, lobisomens, demônios e outros estão em moda e vendem horrores.
Já tive preconceitos pois, há no mercado alguns livros que são apenas comerciais não entretendo de maneira alguma.Atenção!!! Não é o caso dessa trilogia, que retrata a vida de uma jovem ruiva que com seu melhor amigo entram em um mundo pararelo onde Caçadores de Sombras descendentes do anjo Raziel, que misturou seu sangue ao sangue humano protege o mundo das criaturas do sub mundo e mantém também a harmonia entre eles.
O texto é bem coeso e prende o leitor do começo ao fim.A descrição detalhada e a nossa imaginação transportam-nos a um mundo mágico onde a fantasia corre solta. Os livros da trilogia são: Cidade dos Ossos,Cidade das Cinzas e Cidade de Vidro.
Vale a pena ler.Surpreende...
Na biblioteca pública de Betim tem a trilogia.
Simon e Clary
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Porque as crianças adoecem?
Quando os adultos ficam doentes não nos abatemos tanto quanto vermos uma criança na mesma situação. Achamos injusto,questionamos o Criador do universo, abala toda a nossa estabilidade física e emocional. A leucemia durante a infância devasta qualquer família, pois, muitas vezes a debilidade em alguém que deveria estar pulando,brincando, fazendo peraltices com outras crianças deixa-nos arrasados. Li neste fim de semana a historia do garoto Sam que tem leucemia e vive com as limitações da doença e que encontra na família e no amigo Félix estímulo pra escrever sua história enquanto esperava a morte.Não é um livro que fala de morte mais de vida, fala da eternidade e não do fim. "Vovó diz (...) que morrer é como lagartas virando borboletas. Ela diz que é claro que é assustador, como também deve ser para as lagartas quando entram no casulo.(...) O que ela quer dizer é que é o próximo estágio no ciclo da vida.Como se transformar em Homem-Aranha tenha sido o próximo estágio no ciclo da vida de Peter Parker.Então eu não deveria ter medo, deveria ficar empolgado. Será apenas uma volta ao que era antes de nascer (...)"
Como viver eternamente: cada minuto conta/ Sally Nicholls-São Paulo:Geração Editorial,2.008
Ai,meu dariz Como está quente o dia!!! Muito seco e ruim de respirar. Resultado: alergia à vista. Nariz entupido.Fanhosa e manhosa.Ah!! E espirrando sem parar... Penso em como desobstruir minhas fossas nasais então resolvi seguir a sugestão do francês Olivier Douzou em seu sugestivo livro"O dariz". Tudo começa quando um nariz mete onde não é chamado,confusão na certa.Ele e mais cinco narizes com um idêntico problema: estão entupidos e somente o grande lenço branco pode salvá-los.O livro é baseado no famoso conto do russo Nikolai Gógol. "(...) O sargento Bebber gomeçou a girar e a bular.Esbalhou boeira,deu beia-volta e desabareceu. Dodos dós ficamos gobertos de boeira. _ É bimenta_ falou o focinho_,gonheço, é o gue bõem bara os borcos. _Zá gomi lá em gasa,é buito mom_ disse Binóguio,bas ninguém bais o escudava. AAA AAA AAA AAA AAA E aí todos esbirraram. Tchuuuum tchuuuum tchuuuum E foi resbingo bor todo lado."
O dariz,Olivier Douzou;tradução Paulo Neves._São Paulo: Cosac,2.009.
Apesar do estimulo literário meu nariz ainda está entupido...
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Nerd também é cultura
Hoje peguei-me dando boas gargalhadas com algumas piadas bem boladas sobre algo que nem todo mundo acha graça.Nerds.O que são eles afinal de contas?Na minha época de escola eles eram os "CDFs"(Cabeça de Ferro),os mais estudiosos,com menos amigos ou apenas amigos como eles.Talvez caro leitor ,você tenha sido um estudante "CDF"e tenha sentido falta de um livro de piadas onde só os como você iria se divertir. Porém, preciso confessar que algumas piadas de fato não entendi, principalmente as piadas das ciências exatas. Aí, vai algumas pra você conferir e se divertir.
"Qual é o animal que tem 3,14 olhos? O piolho. E como fica quem o pega? Cosseno."
"Por que Péron não teve filhos? Porque sua mulher Evita? Não, porque ele operón!" "O que é xiita?
É a maacaca do Taarzan" "Facebook:O que você está pensando? Twitter: O que está acontecendo? Orkut: Aonde foi todo mundo?" Isto e muito mais está no livro: Piadas Nerds: o melhor aluno da classe também sabe contar piada/Ivan Baroni,Luiz fernando Giolo,Paulo Pourrat-2ªed.Campinas,SP:Verus,2011
Ah!!Boas risadas!!!
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Problema de pontuação
O ricaço,nas últimas,escreve o testamento às pressas,esquecendo a pontuação:"deixo meus bens à minha irmã não ao meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada dou aos pobres" O sobrinho pontuou:" Deixo meus bens à minha irmã? Não. Ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate.Nada dou aos pobres." A irmã pontuou:" Deixo meus bens à minha irmã. Não ao meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate.Nada dou aos pobres." O alfaiate: "Deixo meus bens à minha irmã? Não. Ao meu sobrinho? Jamais.Será paga a conta do alfaiate. Nada dou aos pobres." Chega um descamisado: " Deixo meus bens à minha irmã? Não. Ao meu sobrinho? Jamais.Será paga a conta do alfaiate? Nada. Dou aos pobres." (Almanaque do Aluá.Rio de Janeiro:SAPÉ:Nº2-janeiro,2006.)
Os livros fazem maravilhas conosco!!! Leia e deixe eles fazerem mágicas com você...