quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Bisa Bia,Bisa Bel
 
A linda Riri, adora e sempre se empolga quando fala de seu livro preferido na infância que leu inúmeras vezes.
Bel, é uma menina cheia de imaginação e de perguntas sobre a vida e que em meios as arrumações da mãe descobre a foto antiga de sua bisavó Beatriz quando era criança e se encanta pela fotografia e torna-a sua amiga inseparável. Mostra aos colegas na escola, a professora de história que vê várias semelhanças entre as duas.
No convívio imaginário com o passado, Bel passsa a entender melhor seu presente e começa a projetar seu futuro.
Bisa Bia, Bisa Bel é um dos melhores clássicos da literarura infantil brasileira.Partindo de uma história original repleta de sensibilidade, leva o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade brasileira.

"Saí do box do chuveiro. Mamãe não estava no banheiro. Uma das distrações dela é essa mania de sair e deixar a gente falando sozinha. Depois ela fica perguntando tudo outra vez. E como eu antes estava no banho, não sabia desde quando ela não tinha ouvido. Mas dessa vez, até que era bom. Assim ela não ia ficar fazendo uma porção de perguntas sobre o caso do retrato desaparecido. Podia ser até que esquecesse. Eu é que não ia esquecer nunca. Agora, eu Isabel, que não tinha irmão nem irmã, já tinha uma amiga especial, uma bisavó-menininha, linda, linda, toda fofa, morando dentro do meu peito.Com boneca, arco, vestido de renda e tudo."


Bisa Bia,Bisa Bel, Ana Maria Machado; ilustrações de Mariana Newlands-3ªediçao- São Paulo: Moderna, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário