terça-feira, 31 de março de 2015

Lisa Kleypas

Os Hathaways


Tomei gosto pelas séries românticas! Nos últimos quinze dias descobri Lisa Kleypas que escreve romances de épocas apaixonantes. A excêntrica família Hathaways é composta de quatro moças e um marquês que recebeu o titulo de nobreza  e herdou terras falidas,que perdeu a amada noiva com a doença escarlatina. Com todas as agruras o marquês Leo Hathaway passa a levar uma vida desregrada, boêmia, gastando as poucas economias da família e obrigando sua irmã mais velha, Amelia, a assumir as rédeas da família.
Desejo à meia-noiteNo momento em que comecei a ler "Desejo à meia-noite" apaixonei-me e senti-me parte dessa família que cuidava uns dos outros, que eram  unidos e sem preconceito às classes sociais tão arraigados na sociedade londrina.
A narração é coesa, rica em detalhes e mostra com elegância a vida dos nobres, dos ciganos e dos emergentes americanos na Europa, a qualidade do texto permanece em toda a coleção o que vai deixando a leitora ávida com gostinho de quero mais.
Sedução ao amanhecer No livro "Sedução ao amanhecer", em vez de torcer pela mocinha torci pelo cigano Kev, resgatado na infância pelos Hathaways é bem recebido e que logo se encanta por uma das meninas, porém  não se achava digno da delicada Win. É fiel à família, é industrioso o que ajuda na reconstrução das terras herdadas pelo marquês, o Leo. Ele resiste a todo custo aos encantos da bela Win mas é seduzido ao amanhecer. Tem um fim surpreendente .
Tentação ao pôr do solA instigante Poppy Hathaway esteve em várias temporadas londrinas e não teve um pedido de namoro, sua inteligência e argucia afastavam os nobres que preferiam mulheres mais melindrosas, cocotes.Em "Tentação ao Pôr do sol" o destino a coloca no caminho de Harry Rutledge, um homem de passado triste, que venceu na vida por conta própria e aprendeu a encarar tudo como um negócio. O dono do hotel não ama ninguém, confia em poucos e manipula todos. Porém, mesmo sendo tudo o que Poppy nunca almejou, ela não pode negar o fascínio que sente por ele.
Manhã de núpcias Quando herdou o título de lorde Ramsay, Leo Hathaway e sua família passavam por um dos momentos mais difíceis de sua vida. Mas agora as coisas vão bem. Três de suas quatro irmãs já estão casadas, uma preocupação que Leo nunca teve consigo mesmo. Solteiro inveterado, ele tem uma certeza na vida: nunca se casará.
Mas então a família recebe uma carta que pode pôr tudo isso em risco: se Leo não arrumar uma esposa e gerar um herdeiro dentro de um ano, ele perderá o título e a propriedade onde todos vivem.É quando entra em cena a governanta da família, Catherine Marks talvez seja a única salvação da família que a acolheu com tanto carinho. O único problema é que Leo não compartilha do mesmo afeto que suas irmãs têm pela moça. Neste romance vemos outro lado de Kleypas, o humor. " Manhã de nupcias" foi o meu livro preferido da serie!!!
Paixão ao entardecerDepois dos quatro primeiros livros da família dos Hathaways já sabemos tudo das peripécias de Beatrix com seus bichinhos de estimação nada convencionais como sua família e o desconforto que sente quando precisa estar nas temporadas em Londres.Prefere estar ao ar livre, fazer passeios pela natureza à estar nos bailes londrinos, seu espirito livre afugenta pretendentes à corte. É quando sua vida tem uma reviravolta ao ajudar sua amiga e por ironia do destino acaba se apaixonando pelo pretendente dela, capitão Christopher Phelan que outrora tinha dito que Beatrix ficaria mais à vontade em um estábulo do que em um salão de baile.
Resultado de imagem para de coraçoes de amor






Após o término da leitura dessa série fiquei procurando mais livros de Lisa Kleypas e descobri uma outra  que em breve postarei sobre minhas impressões sobre a mesma.

       

 

quinta-feira, 12 de março de 2015

História da Arte

O fascinante mundo da arte

Figura 1
A HISTORIA DA ARTEO que falar de arte ou que as pessoas se interessem por ela? Ler um livro com imagens belíssimas e muito bem escrito com certeza é um bom chamariz pra quem quer saber um pouco mais da historia da arte.
Gostei muito do livro do professor Gombrich um autor que consegue com fluência  escrever  sobre a arte sem ser massante, na verdade ele faz uma ponte entre o passado e o presente das artes visuais e aponta  para o futuro. Ele descreve que o seu maior objetivo é trazer alguma ordem compreensiva à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas de seu espetacular livro com as obras mais ambiciosas.
O que assusta, um pouco, ao ver o livro é a quantidade de páginas!! Quem ama ler adora quanto mais páginas houver melhor é!! Há uma edição de bolso que tem 1076 páginas (Fig.1)
"O problema com a beleza é que gostos e padrões do que é belo variam imensamente."Esta frase está no capítulo Sobre artes e artistas onde vê-se obras com o mesmo tema e que tiveram aceitações diferentes como os quadros de Caravaggio "São Mateus e o Anjo"  (Fig.2) de 1602 que foi encomendado para o altar de  uma igreja em Roma, a imagem à esquerda foi rejeitada pela igreja pois, mostra São Mateus de forma humanizada. "A Igreja achou que tal representação mundana de Mateus e do anjo não era apropriada e preferiu a versão mais ascética."


Figura 2





Gombrich1


"Destina-se este livro a todos os que sentem a necessidade de alguma orientação inicial em um estranho e fascinante mundo." 
E.H.Gombrich

Vale a pena ler este livro!!

terça-feira, 3 de março de 2015

O melhor de mim

 Nicholas Sparks

Às vezes lemos livros de autores que somos apaixonadas outras vezes descobrimos novos autores, desta vez fiz diferente, dei mais uma chance ao autor Nicholas Sparks.
Li: "Um amor pra recordar", chato demais; ""Diário de uma Paixão" e "Querido John", que também não deixaram-me boa impressão.
Ganhei de um amigo "O melhor de mim", então, tive que dar mais uma chance a Sparks. Comecei a ler o livro com certa descrença, mas aos poucos fui entrando no enredo que retrata o romance de dois adolescentes ( uma moça rica e um rapaz pobre) que se apaixonam e tem suas vidas separadas por um atropelamento com vitima fatal na pequena cidade de Oriental.
Após vinte cinco anos, um amigo em comum de ambos, Tuck Hostetler, falece o que possibilita o reencontro de Dawson Cole e Amanda Collier, ela já está casada há mais de vinte anos tem  quatro filhos e está em crise no casamento, ao contrário dele que sempre foi um solitário sem família.

Resultado de imagem para livro o melhor de mim de nicholas sparks




O diretor Michael Hoffman dirigiu o filme homônimo do livro "O melhor de mim"lançado no Brasil em outubro de 2014 e, nos papeis principais James Marsden e Michelle Monaghan.
No filme percebemos a habilidade do autor em construir histórias e reafirmação de que o amor é a força mais poderosa do universo e que nem o tempo ou a distancia podem separar duas pessoas que se amam.