O fascinante mundo da arte
Figura 1O que falar de arte ou que as pessoas se interessem por ela? Ler um livro com imagens belíssimas e muito bem escrito com certeza é um bom chamariz pra quem quer saber um pouco mais da historia da arte.
Gostei muito do livro do professor Gombrich um autor que consegue com fluência escrever sobre a arte sem ser massante, na verdade ele faz uma ponte entre o passado e o presente das artes visuais e aponta para o futuro. Ele descreve que o seu maior objetivo é trazer alguma ordem compreensiva à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas de seu espetacular livro com as obras mais ambiciosas.
O que assusta, um pouco, ao ver o livro é a quantidade de páginas!! Quem ama ler adora quanto mais páginas houver melhor é!! Há uma edição de bolso que tem 1076 páginas (Fig.1)
"O problema com a beleza é que gostos e padrões do que é belo variam imensamente."Esta frase está no capítulo Sobre artes e artistas onde vê-se obras com o mesmo tema e que tiveram aceitações diferentes como os quadros de Caravaggio "São Mateus e o Anjo" (Fig.2) de 1602 que foi encomendado para o altar de uma igreja em Roma, a imagem à esquerda foi rejeitada pela igreja pois, mostra São Mateus de forma humanizada. "A Igreja achou que tal representação mundana de Mateus e do anjo não era apropriada e preferiu a versão mais ascética."
Figura 2
"Destina-se este livro a todos os que sentem a necessidade de alguma orientação inicial em um estranho e fascinante mundo."
E.H.Gombrich
Vale a pena ler este livro!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário