terça-feira, 15 de novembro de 2016

Mark Rowlands

Filosofia e seriados americanos

Na Grécia Antiga, reunidas na praça do mercado, as pessoas passavam o tempo discutindo as grandes questões da vida e do universo. Cultivando, assim o hábito de filosofar. E hoje, o que fazem as pessoas contemporâneas?
Na metade do século passado com o surgimento do aparelho mágico mais importante da humanidade, a televisão,as pessoas trocaram as praças pelo conforto do sofá e,  segundo o professor de filosofia Mark Rowlands todos os dilemas que mais nos incomodam são tratados nos programs de tv, basta clicar no controle remoto para entrar em contato com a filosofia. Ele afirma que felicidade, individualismo, liberdade, ética, moral, o bem e o mal, e muitas outras ansiedades da vida moderna estão presentes nos programas de tv e conseguimos perceber essas inquietações em seu livro "Tudo o que eu sei aprendi com a tv".
Resultado de imagem para tudo o que sei aprendi com a tvAlgumas séries de sucesso:Buffy, a caçadora de Vampiros; Família Soprano; Sex and the City; Friends; 24 Horas; Seinfeld; Os Simpsons e Frasier  são analisadas filosoficamente onde há um contraponto entre os principais filósofos e suas teorias com os programas de televisão.O autor cita Platão, Aristóteles, Kant, Nietzsche, entre outros filósofos.
Como nunca assisti algumas não consegui fazer relação com os personagens e as teorias filosóficas. Porém, as ansiedades modernas esmiuçadas em 24 Horas , Os Simpsons e Friends, adorei!! Começo a entender melhor a relação de Ross e Rachel, que durante as temporadas torci pra que ficassem juntos.
"Não pense que isso não tem a ver com você_ somos todos filósofos, tendo ou não consciência disso, tendo ou não folheado um livro de filosofia. A filosofia está em toda parte; está em nossa cultura."p.13
Sem dúvida, uma leitura inteligente e divertida!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário